top of page

Não é para todas

  • Ju Leijôto
  • 11 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura

Depois de me deparar com uma notícia horrível (uma criança agredida pela mãe), lembrei-me da conversa que tive com uma amiga, antes de engravidar. Dizia a ela que admirava a vida de mãe, mas que não me sentiria frustrada caso a maternidade não acontecesse. Ela ficou revoltada; "Toda mulher nasceu para ser mãe. É da nossa natureza!". Quase brava, acrescentou; "Se um dia for, vai descobrir que nasceu para isso". Então, amiga. Agora posso lhe responder com propriedade. Uma coisa você acertou em cheio; eu realmente descobri que nasci para ser mãe! Justamente por isso, é que sinto lhe dizer com toda convicção que;

NÃO. A maternidade NÃO é para todas!

A sua afirmação é no mínimo machista, egocêntrica, opressora e irresponsável.

Há quem não queira. Há quem não consiga. Há mulheres como as da notícia que vi.

Não basta ter um corpo que nos permite gerar. Não basta, para estar há tempos sem dormir e, mesmo assim, acordar várias vezes na madrugada, oferecer o peito e fazer carinho na cabecinha de seu nenê, dizendo o quanto o ama. Não basta, para ter nos braços um tiquinho de gente TOTALMENTE dependente de você! Não basta, para encarar o que está por vir.. Pois quem mais sente os reflexos da infelicidade de quem se torna mãe para saciar as expectativas da sociedade, são os filhos. "Quando vai engravidar?", "Vai ficar pra titia!"! PAREM!!! Uma mulher pode usar sua "natureza" sendo mãe de gatos, cachorros ou de uma calopsita!

Mães de projetos, de empresas, de viagens, de ações filantrópicas que envolvem crianças abandonadas! (Sim, aquelas que uma mãe triste, confusa ou sem estrutura, não quis).

E elas podem ter filhos e mais tudo isso que citei acima? Podem. Mas cá entre nós, amiga... O que é que a gente tem a ver com isso? Toda escolha significa abrir mão de algo. Elas nunca irão sentir a imensidão do amor materno. Já uma mãe, jamais alçará voos radicais. Há de se entender que no fundo, somos apenas mulheres...

Tentando desatar amarras para exercer nossa grandiosidade como bem entendermos. Amiga, é preciso que fique claro; Nem toda mulher nasceu para ser mãe. Mas toda mulher nasceu para ser o que quiser.

😉


 
 
 

Commenti


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
  • youtube-play-icon-02
  • youtube-play-icon-04
  • youtube-play-icon-03
bottom of page